Segundo a União Europeia, os ciclistas representam uma fatia crescente no número de acidentes mortais nas estradas, sendo o único meio de transporte que não diminuiu o número de fatalidades com o aumento do número de utilizadores.
O número de acidentes mortais com ciclistas ocorre principalmente em meio urbano, onde a velocidade máxima é de 50 km/h, mas onde ciclistas e automóveis coexistem na mesma via, de acordo com pesquisa da RTL Nieuws e da consultora Sweco .
Qualquer pessoa que circule de bicicleta neste tipo de estrada corre um risco quase nove vezes superior de se ver envolvido num acidente rodoviário do que se pedalar numa ciclovia separada.
A separação e identificação das ciclovias é o aspeto mais importante para a segurança dos utilizadores de bicicleta e consequentemente a diminuição do número de acidentes mortais.
Com o crescimento do número de crianças que utilizam bicicletas como meio de deslocação de e para as escolas, é fundamental investir no aumento da segurança destes utilizadores vulneráveis.
Nos espaços reservados a bicicletas, a sinalização adequada é essencial para um deslocamento seguro de quem pedala. Os sinais devem estar inseridos dentro da infraestrutura urbana e também presentes tanto na bicicleta quanto na conduta do ciclista.
É fundamental que se cumpra a construção das ciclovias de acordo com o projecto e de forma a garantir a máxima segurança dos ciclistas, segregadas dos passeios e vias de circulação rodoviária. Que se promovam mais medidas de redução e acalmia de tráfego nas cidades, de forma a permitir uma coabitação mais segura entre automobilistas, ciclistas e peões.
A SMARTPATH apresenta um conjunto de soluções para eliminar ou minimizar estes problemas. Temos várias soluções, que vão de encontro à visão da ANSR de: “Zero mortes nas estradas todos os dias”