Estudos indicam que baixas velocidades, especialmente as menores de 35 km/h, reduzem drasticamente o risco de morte em acidentes de trânsito (Rosen e Sander, 2009). Criar cidades mais seguras, quando há presença de carros, significa equilibrar a tensão inerente entre a velocidade dos veículos e a segurança de peões, ciclistas e ocupantes dos veículos motorizados (Dumbaugh e Li, 2011).
As medidas de acalmia de tráfego envolvem a alteração física do desenho ou da geometria da via para diminuir a velocidade do tráfego de forma ativa ou passiva. As medidas podem induzir que condutores conduzam com mais atenção e que reduzam a velocidade, tendo por consequência a diminuição dos acidentes, melhores condições para andar de bicicleta e maior tendência a dar preferência para os pões. Estas medidas são especialmente importantes na envolvência de áreas de comércio, escolas, parques, áreas de lazer, locais de culto religiosos e centros comunitários. Podem ser aplicadas com uma rede de medidas, o que é conhecida por área de Acalmia de tráfego.
Dentro das várias soluções existentes no mercado hoje vimos falar das Almofadas redutoras de velocidade , mais conhecidas por Almofadas de Berlim ou ARV´S.
As Almofadas redutoras de velocidade (ARV´S) são dispositivos de acalmia do tráfego.
As ARV´S são instaladas ao longo do eixo da via. Estas almofadas forçam os carros a desacelerarem, mas são diferentes das lombas tradicionais, porque permitem que veículos pesados e veículos de emergência, como autocarros e ambulâncias, se movimentem melhor, sem ter que passar por cima das mesmas, criando maior conforto para os passageiros.
Principais características:
▪As almofadas redutoras de velocidade são mais estreitas que a largura da pista e possuem forma retangular ou quadrada.
▪O desenho básico das almofadas redutoras de velocidade é muito semelhante ao das lombas, mas com modificações para acomodar larguras de veículo maiores que a dos carros. A largura de cada almofada é desenhada intencionalmente para que veículos de eixos mais largos, como os de emergência e autocarros, não as atinjam ao passar, ao contrário de veículos menores de passageiros, obrigados a atravessar sobre a área elevada.
Principais Benefícios:
▪Reduzem a velocidade dos veículos e contribui para diminuir o número e a gravidade dos acidentes.
▪Evitam o desconforto excessivo ou danos a veículos de emergência e autocarros por haver separação entre as almofadas.
▪São mais baratas em relação às lombas de betão e a maioria das cidades relata que possuem a mesma eficácia.
▪São fáceis de instalar, remover e manter.
Evidências
▪Uma experiência nos Estados Unidos mostra que almofadas redutoras de velocidade possuem a mesma eficácia, em termos de controlo da velocidade, que lombas com a mesma altura e comprimento.